quinta-feira, 31 de julho de 2008

Conceitos gerais de Orientação a Objetos


1) Introdução

O conceito geral de orientação a objetos não é novo. Desde a década de 1960 já existiam linguagens que davam suporte a essa metodologia; contudo essas linguagens bem como a metodologia de orientação a objetos eram geralmente restritas ao meio acadêmico. Porém nos últimos anos, a indústria de software tem-se esmerado em tornar essa metodologia cada vez mais presente no cotidiano dos profissionais/estudantes do setor, seja através da criação ou evolução de linguagens de programação como JAVA, C++, DELPHI, e PHP (efetivamente desde a versão 5) etc., até a criação de novas ferramentas para modelagem de sistemas onde a UML tem se destacado como padrão.

A OO – orientação a objetos – é também um termo geral que inclui qualquer estilo de desenvolvimento que seja baseado no conceito de “objeto” – uma entidade que exibe características e comportamentos. Essa metodologia é o refinamento de vários anos de pesquisa da indústria/academia, uma evolução da técnica de programação modular/procedural, sendo que a programação orientada a objetos – POO se vale dessa evolução para resolver problemas de modelagem de software, dividindo estes problemas não mais em módulos e rotinas para dirigir o fluxo do sistema, mas em objetos que interagem entre si para atingir esse objetivo.

No próximo artigo falaremos um pouco sobre modelagem de sistemas, um abraço a todos e até a próxima.

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