segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Conceitos gerais de Orientação a Objetos: Modelagem de Sitemas

2) Modelagem de sistemas

Vamos pensar então o que é desenvolver orientação a objetos? Alguns poderiam dizer que é programar com classes ou criar diagramas UML. Estas respostas não estão erradas, porém o conceito é mais amplo. Modelar e projetar sistemas com essa metodologia é abstrair problemas da realidade cotidiana para modelos computacionais com base em padrões organizados, sendo que a base dessa modelagem é o que conhecemos como objeto onde está definida a estrutura de dados e comportamentos do mesmo. Estes modelos orientados a objetos facilitam o entendimento de todo o ciclo de desenvolvimento, desde a idéia do funcionamento do negócio, contato com o cliente (entrevista, levantamento de requisitos), comunicação das partes, entendimento dos processos de negócios, especificação das classes e banco de dados.

A tradução de todo esse processo de negócio para termos técnicos ficaria como um ciclo com as seguintes etapas: análise, projeto e implementação (codificação e testes).

Bom, o que podemos salientar teórica e resumidamente sobre modelagem de sistemas é isso, no próximo artigo daremos continuidade a esse assunto detalhando as etapas do processo de modelagem de sistemas, um abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário: